18/11/2021 digic

A Google dá-nos algumas dicas para evitarmos as fake news

As notícias falsas, ou fake news, continuam a proliferar na internet e nas redes sociais.

A Google tem-se mostrado cooperante no combate a este flagelo e, mais do que tentar bloquear a criação destes conteúdos, sabe que é de extrema importância promover a literacia digital.

Nesse sentido, apresentou 7 conselhos que todos os utilizadores podem seguir para evitar as fake news:

1. Verificar a credibilidade das suas fontes
Ao pesquisar na web, certifique-se que o site que está a visitar é a melhor fonte de informação para a sua pesquisa.

2. Procurar a cobertura de notícias
Melhor do que uma fonte, são várias fontes. Veja como diferentes meios de comunicação noticiaram o mesmo acontecimento para ter uma visão mais completa sobre certo assunto.

3. Fazer mais do que uma pesquisa
Uma simples pesquisa sobre um tema complexo pode não ser suficiente para encontrar a resposta a uma pergunta. A realização de 2 ou 3 pesquisas oferece uma série de perspetivas e fontes confiáveis.

4. Verificar se uma imagem está a ser utilizada no contexto correto
Uma imagem pode ser utilizada fora do contexto, ou editada com o objetivo de manipular o utilizador. Este, por sua vez, tem a opção de pesquisar no Google usando uma imagem com a intenção de verificar se esta já apareceu online anteriormente e em que contexto.

5. Consultar os sites verificadores de factos
Se há dúvidas sobre a veracidade de uma informação, talvez seja melhor fazer o teste: pesquisar um tópico no Fact Check Explorer, que reúne mais de 100.000 verificações de factos provenientes de meios de comunicação credíveis em todo o mundo.

6. Usar o Google Earth ou Street View para verificar a localização
Se o utilizador quiser saber se uma fotografia é realmente do local que diz ser, basta pesquisar esse mesmo local no Google Earth ou no Street View do Google Maps para confirmar a credibilidade da informação.

7. Não incluir a resposta na pergunta de pesquisa
Muitas vezes decidimos saber mais sobre um determinado tema quando já suspeitamos de uma resposta. Mas incluir essa resposta no processo de busca pode influenciar os resultados da própria pesquisa.

Fonte: Pplware

Contacte-nos

vamos trabalhar juntos!

Juntos tornamos a comunicação digital mais fácil!

Open chat