A transição para um mundo digital é um elemento-chave no plano de recuperação pandémico da UE. No centro do plano está o Fundo de Recuperação e Resiliência, no valor de 672,5 mil milhões de euros, que será gasto em investimentos e reformas públicas.
Para ter acesso ao dinheiro, os estados-membros apresentaram planos nacionais de recuperação, reservando 20% do dinheiro para iniciativas de digitalização das suas economias.
Para garantir que todos beneficiem, a UE quer ver investimento em banda larga ultra-rápida, formar pessoas em competências digitais, ajudar as novas empresas e as pequenas empresas a inovar e a crescer, e utilizar a tecnologia para se tornar neutra para o clima.
Investir na transição digital é importante: “É possível melhorar através do digital como funciona a administração pública, como funciona o sistema de saúde, como as empresas são competitivas e como funcionam”.
A pandemia mostrou como os problemas de conetividade exacerbaram as diferenças sociais, tais como na aprendizagem em casa para crianças e jovens. “Temos de aproveitar a oportunidade de reduzir a fratura digital”. É agora ou nunca”.
Os países nórdicos e os Países Baixos estão na vanguarda quando se trata de entrar na era digital.
Fonte: euronews.com